Dicas para Florença – Itália

Firenze, como é conhecida em italiano a capital da Toscana, é cheia de histórias para contar. Por mais que a presença dos turistas seja constante, Florença não deixa de ser autêntica e conserva o passado em suas arquitetura e obras de arte.

Voar para Florença pode sair por R$ 1.450,00, se você encontrar uma boa promoção. No entanto, os voos fazem conexão antes de chegar ao destino. Ainda assim, ao aproveitar toda a cultura que emana da cidade, qualquer conexão valerá a pena, ainda mais se a viagem for na primavera ou no outono, quando o clima é agradável e a quantidade de turistas é menor.

Florença2

Para circular por Firenze, você deve se aventurar andando pelas ruas da cidade. O ar renascentista das ruelas e pontes é encantador e vai te instigar a explorar cada pedacinho de lá. Mas será necessário começar o dia bem cedo por dois motivos: Primeiro, para contemplar o belo raiar do sol; e segundo, para aproveitar a cidade enquanto o trânsito e o fluxo de pessoas não ficam intensos.

Uma boa pedida é iniciar o passeio visitando a Piazzale Michelangelo, praça que oferece uma linda vista de Florença, já que o local é de parada obrigatória. Outro lugar que você não pode deixar de visitar é a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença, que possui uma arquitetura majestosa. Seguindo a linha do turismo religioso, compensa ir até a Basilica di San Lorenzo e conhecer também a Capela Medicea, que ficam no mesmo local.

Reserve o dia para conhecer as famosas praças da cidade que expõem obras de arte à céu aberto, como é o caso da Piazza della Signoria, que apresenta réplicas e obras originais. Além disso, parte da história de Firenze, da Itália e da arte, está nos museus da cidade.

Para nós, que temos a cultura de ler A Divina Comédia, vale visitar o Museo Casa di Dante, que fala sobre o autor Dante Alighieri e fica em sua casa – essa dica só é válida pra quem gosta de literatura, porque existe muito mais em Florença para outros gostos.

Há muitos museus nessa região da Itália, e especialmente em Florença o ar é contaminado por arte. Para escolher qual local visitar e quais obras conhecer, acesse o site oficial dos museus: clique aqui. O ideal é pesquisar bastante para saber onde encontrar obras de artistas como Giotto, Botticelli, Mantegna, Correggio, Leonardo, Raphael e Michelangelo. Neste caso, eu já adianto uma informação: David, de Michelangelo, está na Accademia.

A Galleria degli Uffizi tem que ficar no topo da sua lista de locais para visitar, já que é um dos maiores museus de arte do mundo. Mas lembre-se de reservar os ingressos antes para evitar filas na bilheteria – isso serve para qualquer museu.

Entre a visitação de um local e outro, você pode contemplar a cidade a partir de uma ponte que atravessa o Rio Arno para se surpreender com a paisagem. Não esqueça de passar pela Ponte Vecchio, que foi construída na época da Roma Antiga e reconstruída no século XIV. Lá você encontrará várias lojas, inclusive joalherias. Outros locais que merecem a mesma atenção são o Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli.

 

Outro aspecto da cidade que tem que ser exaltado é a culinária. Vá além das pizzas e prove pratos como a bistecca fiorentina (carne), o pappa al pomodoro (pão italiano com caldo de tomate), a carbaccia (sopa de cebola) e o castagnaccio (doce de castanha). Só não deixe que o prazer proporcionado pela comida te distraia e fique atento ao cardápio, pois o preço pode referir a uma quantidade pequena do prato, o que fará o valor da conta variar de acordo com a quantidade consumida.

Assim como você consegue explorar Florença durante o dia, também pode explorar a noite. A iluminação das ruas é convidativa para um passeio noturno. As pessoas costumam se reunir nas praças da cidade ou em pubs e restaurantes. Seja de dia ou de noite, não vão faltar histórias para você vivenciar em Firenze.

Compartilhe!

Deixe um comentário