Dicas para Salzburg e Viena – Áustria

A Áustria é um país impressionante, com uma rica cultura e lugares lindos para se conhecer. Além disso, o país tem um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo. Com tudo isso, depois de visitar Innsbruck e Solden, eu continuei a minha viagem pela região para conhecer Salzburg e Viena.
Existem várias maneiras de viajar de Solden para Salzburg. De carro, o percurso pelas estradas leva aproximadamente três horas.
Nosso terceiro destino na Áustria é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua importância é visível logo que se pisa na cidade. Nas ruas do centro histórico é possível fazer um citytour para conhecer um pouco melhor Salzburg.
Neste passeio, algumas construções reconhecidas devem estar no roteiro, como o Prédio da Prefeitura, a Casa de Mozart e a Catedral de Salzburg. Aliás, nesta visita à cidade você vai perceber o quanto Mozart é referenciado em cada lugarzinho. Além do reconhecimento, a veia artística também é pulsante na cidade, que tem excelentes apresentações musicais.
Como acontece em muitos lugares da Europa, a cidade é dividida por um rio em Cidade Nova e Cidade Velha. Nesta última, é possível conhecer até uma estátua de Mozart e a Fortaleza Hohensalzburg.

salzburg
Outra atração da cidade, mas que fica na Cidade Nova, é o jardim do Palácio Mirabell, que foi cenário do filme “A noviça rebelde”.
O interessante de Salzburg é que cada rua preserva novas descobertas. Na nossa Viagem Cultural, conhecemos a Rua dos Cereais. Mas há ainda uma grande variedade de lugares para visitar, como a Getreidegasse, que reúne várias lojas da atualidade que preservam uma fachada quase medieval, respeitando a característica da região.
Além de manter algumas tradições e culturas antigas, a cidade também tem um pé no futuro. É o que podemos ver no Hangar 7, um complexo futurista que expõe carros e aeronaves.

hangar 7
Para conhecer um pouco mais da cultura local, é claro que não podíamos deixar de conhecer a fábrica de cerveja Stiegl e experimentar seu sabor. Além disso, eu tive o prazer de conhecer um dos restaurantes mais antigos do mundo, o St. Peters Stiftfkeller, que funciona a mais de 1200 anos. E não é só a idade que impressiona: aqui, a luxuosa decoração e a música clássica ao vivo fazem toda a diferença.
Depois de desfrutar dos encantos dessa belíssima cidade, eu segui para Viena de trem. O percurso leva aproximadamente duas horas e meia e as paisagens ao longo do caminho são maravilhosas. Quem optar por se locomover de trem, deve prestar bastante atenção aos bilhetes para embarcar corretamente.
Assim como em Salzburg, em Viena nós também voltamos no tempo e encontramos construções e ricos detalhes antigos muito bem preservados. Como há uma grande quantidade de prédios históricos, palácios e igrejas, é importante conhecer um pouco cada uma antes de montar um roteiro de viagens pela cidade. Assim, fica mais fácil escolher quais locais visitar.

Viena Palácio de Schoncrunn
Em Viena, é fácil circular a pé, uma vez que muitas atrações estão próximas, mas eu optei por fazer meu passeio de bicicleta, já que o trânsito é muito seguro. Além disso, o transporte público funciona muito bem e é outra opção para quem deseja visitar pontos mais afastados do centro.

Passeio de bicicleta
Já dentro da cartela de atividades noturnas, não faltam opções: Viena conta com bares, restaurantes, casas noturnas e muita arte: concertos de música clássica, óperas e teatros tomam conta da cidade. Para aproveitar as alternativas de entretenimento, o ideal é checar a agenda de apresentações das casas de show antes.

Compartilhe!

Deixe um comentário